Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Micropholis compta Pierre in Urb. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-10-2011

Criterio:

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie Micropholis compta Pierre in Urb. ocorre no nordeste do Brasil, nos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia e no sudeste, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, amplamente distribuída (EOO=590.766,771km²). M. compta ocorre em florestas ombrófilas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. A Mata Atlântica sofreu significativa perda da cobertura florestal no último século, e hoje restam menos de 20% de sua cobertura vegetal original. De acordo com dados de perda da vegetação (SOS Mata Atlântica) para os municípios de ocorrência de M. compta, estima-se que a espécie tenha sofrido uma redução de habitat de 30% nos últimos 30 anos, equivalente a cerca de três gerações da espécie. Considerei que uma árvore demore em média 10 anos para ter a capacidade de se reproduzir. Além disso, a espécie foi coletada em 2005 em um município localizado no centro produtivo da sojicultura brasileira. O oeste da Bahia vem sofrendo intensa transformação ambiental devido ao avanço da agricultura desde a segunda metade do século XX. O município de Barreiras é considerado um modelo de produção agrária, tendo uma expansão da área agricultável, entre 1990 e 2006, de 296%, demonstrando grande expansão desta atividade no município, tendo a soja um papel relevante nesse processo. O resultado dessa ocupação territorial foi a supressão e fragmentação das áreas ocupadas por cerrados, matas e capoeiras (Costa et al., 2009). Se novas ocorrências forem confirmadas para a região, a expansão das fronteiras agrícolas da soja podem representar uma ameaça potencial plausível. Os remanescentes de vegetação nativa desta região do Brasil estão fragmentados e separados por grandes empreendimentos agrícolas o que restringe a área de ocupação da espécie. Além disso, estudos sugerem que a espécie apresenta baixa densidade relativa nos remanescentes onde foi encontrada. Por estas razões, M. compta Pierre in Urb. foi considerada como Near Threatened (NT).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Micropholis gardneriana (A.DC.) Pierre;

Família: Sapotaceae

Sinônimos:

  • > Micropholis compta ;
  • > Micropholis burchelliana ;
  • > Micropholis glazioviana ;
  • > Pouteria arenicola ;
  • > Pouteria burchelliana ;
  • > Pouteria compta ;
  • > Pouteria obtusifolia ;
  • > Pouteria obtusifolia var. typica ;
  • > Sideroxylon gardnerianum ;
  • > Sideroxylon gardnerianum var. glabratum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Micropholis compta está estreitamente relacionada a M. gardneriana, entretanto esta ocupa locais mais secos e possui folhas espiraladas, enquanto M. gardneriana possui folhas alternas e disticas (Penninton, 1990).

Dados populacionais

Alves Jr. et al. (2006) estimou 2,76 ind./ha em um fragmento de Floresta Ombrófila Densa, Recife, Pernambuco. O mesmo autor registrou 1ind./ha em um fragmento do Distrito Industrial do Curado e do Jardim Botânico, na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco (Alves Jr. et al., 2007). Sambuichi (2003) registrou 2 ind. em área de cabruca no município de Ilhéus, Bahia.

Distribuição

Micropholis compta ocorre no Nordeste nos estados de Pernambuco e Bahia, e no Sudeste nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro (Carneiro; Almeida, 2010).

Ecologia

Micropholis compta é uma árvore de até 20 m de altura e 50 cm de diâmetro, com látex branco, com flores esverdeadas (Penninton, 1990).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes O oeste da Bahia vem sofrendo intensa transformação ambiental devido ao avanço da agricultura desde a segunda metade do século XX. O município de Barreiras é considerado um modelo de produção agrária, tendo uma expansão da área agricultável, entre 1990 e 2006, de 296%, demonstrando um grandioso interesse por parte de investidores no município, tendo a soja um papel relevante nesse processo. O resultado dessa ocupação territorial foi a supressão e fragmentação das áreas ocupadas por cerrados, matas e capoeiras (Costa et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.2.1 International level
Situação: on going
Observações: ​Vulnerável (VU). Lista vermelha da IUCN (O'Brien, 1998).

Referências

- PENNINGTON, T. D. Sapotaceae. 1990. 271 p.

- ALVES JR., FRANCISCO T.; BRANDÃO, CARLOS F. L. S.; ROCHA, KLEYBIANA D.; MARANGON, LUIZ C.; FERREIRA. Efeito de borda na estrutura de espécies arbóreas em um fragmento de floresta ombrófila densa, Recife, PE. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 1, n. 1, p. 49- 56, 2006.

- SAMBUICHI, R.H.R. Ecologia da vegetação arbórea de cabruca - Mata Atlântica raleada utilizada para cultivo de cacau - na região Sul da Bahia. Tese de doutorado. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2003.

- ALVES, F.T.; BRANDÃO, C.F.L.S.; ROCHA, K.D.D.; SILVA, J.T.D.; MARANGON, L.C.; FERREIRA, R.L.C. Estrutura diamétrica e hipsométrica do componente arbóreo de um fragmento de Mata Atlântica, Recipe, PE. Cerne, v. 13, n. 1, p. 83-95, 2007.

- CARNEIRO, C.E.; ALMEIDA JR., E.B. Sapotaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB014486>.

- COSTA, A.; BORGES, P.; MAIA-RODRIGUES, B.; CHAVES, A.; GONTIJO, N.M.; FELIPPE, M.F. Modificações do Espaço Agrícola de Barreiras - BA: evolução do uso do solo em um pólo sojicultor. , 2009.

- SOUZA-ALVES, J.P. Ecologia alimentar de um grupo de Guigó-de-Coimbra-Filho (Callicebus coimbrai Kobayashi & Langguth, 1999): perpectivas para a conservação da espécies na paisagem fragmentada do sul de Sergipe. Dissertação de Mestrado. São Cristóvão - Sergipe: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2010.

- O'BRIEN, P.J. Micropholis compta in IUCN Red List of Threatened Species. Disponivel em: <http://www.iucnredlist.org/details/35631/0>. Acesso em: 12/07/2011.

Como citar

CNCFlora. Micropholis compta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Micropholis compta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/10/2011 - 19:01:49